terça-feira, agosto 10, 2010

Uma fortaleza na cidade


Desenhada no século como estrutura defensiva, a Cidadela de Copenhaga (vizinha da estátua da Pequena Sereia) tem hoje as portas abertas ao público, sendo possível, sem ter de pagar qualquer bilhete, caminhar sobre as suas muralhas, ruas e magníficos espaços verdes. É como uma pequena cidade (muralhada) dentro da cidade, na verdade ocupando o extremo Norte do centro de Copenhaga. Construído em inícios do século XVII numa estrutura pentagonal, ainda hoje preserva muitas das estruturas originais, embora visíveis estando sobretudo as formas que decorreram das remodelações do século XIX.

O Kastellet (assim lhe chamam por lá) ainda hoje tem funções ligadas à defesa nacional, os edifícios que acolhem as instituições oficiais morando todavia num espaço de parque público onde frequentemente decorrem actividades no campo das artes performativas.


Esta sucessão de imagens mostra alguns aspectos da Cidadela de Copenhaga. A imagem que abre o post mostra o Portão Sul, que conduz directamente às ruas que nos levam ao centro da cidade. As três imagens que se seguem mostram aspectos dos edifícios em volta da praça que encontramos no centro da estrutura.


Um dos mais célebres habitantes da Cidadela foi o pintor dinamarquês Christian Kobke. Datadas, respectivamente, de 1834 e 1837, estas são duas visões suas do aspecto do Portão Norte da Cidadela. Na verdade, ainda hoje estão preservadas as cores usadas na época (os vermelhos nas madeiras), apesar da estrutura da ponte ser agora consideravelmente diferente.


Como comparação aos olhares captados na pintura de Kobke na década de 30 do século XIX, o aspecto actual do portão norte (e da ponte que se lhe segue).