terça-feira, agosto 24, 2010

Um jardim vertical


Um olhar pela fachada da European Environment Agency (EEA), em plena (e muito central) Kongens Nyrtov, em Copenhaga. Uma rede colocada sobre a fachada do edifício suporta uma multidão de plantas que, em conjunto, desenham um mapa da Europa. Esta instalação, ali patente desde Maio, será o rosto do edifício até Outubro. A ianuguração desta instalação assinalou a passagem do dia da biodiversidade.


Um olhar de pormenor pelo estado actual deste projecto proposto pela arquitecta Johanna Rossbach. A ideia procura chamar a atenção para a importância dos chamados jardins verticais como espaços urbanos verdes, sublinhando assim a sua contribuição não apenas para a saúde humana mas também para a biodiversidade e até mesmo para a sustentação de ecossistemas urbanos.

No site da EEA podemos ver, numa sucessão de vídeos, como o projecto passou da ideia à realidade, não esquecendo a etapa de preparação das paredes do edifício e até uma visita à estufa onde as plantas nasceram e foram preparadas para integrar esta instalação.