quinta-feira, agosto 05, 2010
Pela idade de ouro
É um museu relativamente pequeno, mas guarda uma das melhores colecções de pintura de Copenhaga, representando sobretudo artistas da chamada “idade de ouro”. Situado na mesma zona verde na zona norte do centro da cidade (onde partilha inclusivamente um enorme quarteirão de jardins com o Statens Museum Fur Kunst, o Den Hirschsprungske Samling, nasceu de uma colecção privada do século XIX, transformada em museu na aurora do século XX.
A exposição permanente ocupa todo o piso térreo do museu, as suas muitas pequenas salas mostrando as paredes preenchidas por uma multidão de quadros. Há uma pequena loja, onde a oferta se limita contudo a alguns títulos publicados por outras instituições, um catálogo e postais.
Três exemplos de obras expostas no museu. Em primeiro lugar, o Baptizado, de Michael Ancher (1888) que neste momento ocupa espaço de destaque na sala imediatamente frente ao vestíbulo do museu; depois Noite de Verão numa praia em Skagen, de P.S. Kroyer (1889) e a fechar o Castelo de Friedriksborg à luz do entardecer, de Christian Kobke (1835).
Mais informação sobre o museu e as suas colecções aqui.