quinta-feira, agosto 12, 2010

Locarno 2010 - dia 9


Um olhar diferente sobre o quotidiano na China chega em Han Jia, de Li Honqqi. O espaço da acção leva-nos a uma pequena cidade no norte do país, no último dia de férias em tempo de Inverno. Quatro jovens juntam-se para viver juntos esse último dia, numa terra onde nada parece acontecer. Falam. E juntos acabam a discutir sobre uma série de realidades e valores do seu mundo.


Da Turquia passa hoje em Locarno Saç, de Taifun Pirselimoqlu. É a história de um solitário que vende cabeleiras e tem os dias contados. Vive um dia a dia sem mais objectivos, acreditando que está a ficar mais baixo de dia para dia e imaginando mesmo assim uma possível viagem… Um dia uma mulher entra na sua loja para lhe vender o seu longo cabelo. Fascinado, segue-a então para todo o lado…


Monsters, de Gareth Edwards é uma história de “invasão” alienígena. Em concreto retratam-se as consequências de uma missão que parte para colher amostras do que se crê ser vida extra-terrestre no sistema solar. A sonda despenha-se numa região entre o México e os EUA onde, pouco depois, começam a surgir novas formas de vida. Acompanhando dois norte-americanos, a narrativa conduz-nos por essa zona entretanto delimitada…