sexta-feira, julho 30, 2010

António Feio (1954 - 2010)

Actor muito popular do teatro e da televisão — em particular através da série Conversa da Treta —, António Feio faleceu no dia 29 de Julho, no Hospital da Luz, vitimado por um cancro no pâncreas.
Nascido em Lourenço Marques, Moçambique, onde viveu até aos sete anos, estreou-se muito cedo nos palcos (contava 11 anos), na peça O Mar, de Miguel Torga, sob a direcção de Carlos Avilez — Avilez e o Teatro Experimental de Cascais estão, aliás, profundamente ligados à sua formação e ao primeiro período da sua carreira. Teatro Adoque, ABC, Casa da Comédia, Teatro Aberto, Variedades e D. Maria II são algumas das casas por onde passou, a partir de certa altura, por vezes, assumindo também a tarefa de encenador. Neste campo, em 1994, O Que Diz Molero (D. Maria II, inspirado em Diniz Machado) terá sido um dos sucessos mais marcantes do seu trabalho.
Desde 1995, com Inox-Take 5, manteve uma regular colaboração de trabalho com José Pedro Gomes, sendo Conversa da Treta, no palco (Auditório Carlos Paredes e Teatro Villaret) e na televisão, a sua performance de maior impacto — a dupla Gomes/Feio estreara-se em 1988, na televisão, no programa Clubíssimo, de Joaquim Letria; Conversa da Treta deu origem a Filme da Treta, de José Sacramento, estreado em 2006.
No passado dia 27 de Março, António Feio foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o grau honorífico de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

>>> Obituário no Diário de Notícias.