terça-feira, abril 13, 2010

Werner Schroeter (1945 - 2010)

Foi um dos nomes fulcrais da renovação do cinema alemão no período das "novas vagas" — Werner Schroeter faleceu na cidade de Kassel, no dia 12 de Abril, contava 65 anos. O seu derradeiro filme, Esta Noite (2008), sobre um país submetido a uma ditadura, foi rodado em Portugal, com produção de Paulo Branco.
Com A Morte de Maria Malibran (1972), protagonizado por Magdalena Montezuma, Schroeter definiu de forma muito clara as duas linhas mestras do seu posicionamento no interior da geração de cineastas alemães (Rainer Werner Fassbinder, Wim Wenders, etc.) nascidos em finais da Segunda Guerra Mundial: por um lado, uma relação directa e apaixonada com o universo da ópera; por outro lado, a procura de um romanesco muito próprio em que o tema do amor se confunde os desígnios da tragédia. O Rei das Rosas (1986) e Malina (1991), este adaptado por Elfriede Jelineke do romance de Ingeborg Bachmann, serão, talvez, os exemplos máximos das suas singularidades temáticas e formais — a personagem da mulher de Malina é também um dos papéis mais geniais de toda a carreira de Isabelle Huppert. Palermo or Wolfsburg (1980), distinguido com um Urso de Prata no Festival de Berlim, terá sido um dos momentos de maior projecção internacional do seu trabalho. Em 2008, o Festival de Veneza atribuiu-lhe um Leão de Ouro "pelo seu trabalho inovador, independente e incansável, ao longo de 40 anos".

* PS (1) - Em homenagem a Werner Schroeter, a Medeia Filmes apresenta no cinema King (Lisboa) quatro dos seus filmes, de 15 a 21 de Abril.

* PS (2) - Miséria de uma certa "cinefilia" sem memória nem atenção à pluralidade do mundo: às 11 da noite do dia 13 de Abril, cerca de dez horas depois de terem surgido as primeiras informações sobre a morte de Werner Schroeter, o site
IMDb continuava a ignorar a notícia.

>>> Obituário no
Libération.
>>> Werner Schroeter no
Senses of Cinema.