segunda-feira, abril 12, 2010

Uma festa à escala planetária

Foi há 49 anos. A 12 de Abril de 1961 o primeiro homem chegava ao espaço. Yuri Gagarin inaugurava, após um voo orbital de poucos menos de duas horas, a bordo da Vostok 1, a era exploração espacial tripulada. E entre os primeiros “feitos” da presença do Homem no espaço conta-se aquela que foi a primeira “transmissão” de uma “actuação” musical extra-terrestre, uma vez que, em pleno voo, Gagarin assobiou uma canção de Shostakovich…

Hoje, 49 anos depois, realiza-se mais uma Yuri’s Night, celebração global do feito espacial de 1961 (que se organiza, ligando vários eventos espalhados pelo mundo, desde 2001).

Portugal integra a lista de 205 festas em 66 países com uma iniciva da Rádio Zero que toma o espaço do bar da Associação de Estudantes entre as duas da tarde e a meia-noite, com actuações musicais (Jan Turkenburg, João Ricardo, Luis Antero, Pedro Lopes & Mush Von Namek, Pedro Lopes & Manuela São Simão) e momentos de conversa sobre o futuro das engenharias aeroespaciais. Pelas 22.00 OM e Orphelia e os Cosmonautas apresentam um concerto, com peças expressamente compostas para celebrar a aventura espacial.

O programa pode ser acompanhado aqui, no site da Rádio Zero.

Tudo sobre a Yuri’s Night, à escala planetária (Second Life incluído) aqui.