domingo, março 28, 2010

Para repensar a ideia de "tradição"

O relato da “paixão” de Cristo foi já centro de gravidade para um sem fim de obras musicais. No ano 2000, assinalando os 250 anos de Bach (autor de duas das mais celebradas “paixões”), a Academia Internacional Bach, de Estugarda, desafiou uma série de novos compositores a abordar musicalmente os quatro evangelhos. A ideia era a de transportar para o presente o espírito das abordagens de Bach (não necessariamente o seu estilo musical), as encomendas acabando entregues ao alemão Wolfgang Rihm, à russa Sofia Gubaidulina, ao chinês Tan Dun e ao argentino Osvaldo Golijov. Este último recontextualizou a “paixão” na América Latina de hoje, com pólos concretos em Cuba e no Brasil, as músicas e tradições populares de ambos os locais projectando-se assim na arquitectura de uma visão musical absolutamente deslumbrante nesta Pasión Según San Marcos. Salsa e capoeira são duas entre as referências que cruzam uma obra que mostra caminhos de relação entre a música e fé que evocam a espantosa Missa de Bernstein, obra dos anos 70 na qual o compositor norte-americano deixou igualmente vincadas as marcas de uma identidade de tempo e cultura. Esta é uma música do presente, um fruto da idade da comunicação global. Mas que não se dilui nem perde entre as demais criações do presente, antes pelo contrário se afirma pelas vincadas marcas de personalidade que revela.

Um dos novos compositores com mais interessante obra nos anos zero, o argentino Osvaldo Golijov já foi mesmo descrito como “o primeiro compositor do século XXI”. A designação faz sentido tendo em conta as características de uma música que, herdeira da chamada “tradição” clássica, respira sobretudo sinais de identificação com o presente e com o mundo ao seu redor. Um dos mais claros exemplos desta identificação surge nesta Pasión Según San Marcos, obra orquestral e coral de grande fôlego que acaba de conhecer nova edição em disco, pela Deutsche Grammophon, num formato 2 CD + DVD que, na verdade, apresenta duas recentes gravações distintas desta obra. O CD junta as vozes de, entre outros, Jessica Rivera (soprano) e de Reynaldo González-Fernandez (cantor cubano), acompanhadas pela Orquestra La Pasión, alguns elementos da Orquestra Simón Bolívar e o Schola Cantorum de Venezuela, sob direcção de Maria Guinard. O DVD apresenta uma produção desta obra em Amsterdão, em 2008, recuperando as duas vozes acima citadas, bem como a orquestra La Pasión e o mesmo coro, mas com direcção de Roberto Spano.


Algumas imagens da produção apresentada no DVD que surge nesta nova gravação da Pasión Según San Marcos.