quarta-feira, março 24, 2010

'Loïs' visita Porugal em Abril

Imagem: Jacques Martin-Luis Diferr / Casterman 2010
Publicada
aqui

Esta é uma versão editada de um texto publicado na edição de 23 de Março do Diário de Notícias, com o título, ‘Herói de Jacques Martin visita Lisboa em novo livro’.

Chama-se Portugal, e será o quinto volume criado em torno de Loïs, um herói do século XVII que foi das últimas personagens imaginadas pelo recentemente falecido Jacques Martin, o autor das aventuras de Alix. Com desenhos do português Luís Diferr, Portugal terá edição francesa, em meados de Abril, pela Casterman, devendo a edição portuguesa, pela ASA, chegar às livrarias em finais de Abril e inícios de Maio. Jacques Martin acompanhou o projecto no princípio. Mas no livro apenas a introdução é assinada por si, sendo o planeamento, o texto e os desenhos de Luís Diferr.

A série de livros que Jacques Martin criou com Loïs Lorcey como protagonista surgiu em 2003 e soma já quatro álbuns com narrativas de aventuras (o mais recente dos quais na imagem ao lado) e um primeiro livro "de viagens", centrado em torno da evocação do palácio de Versalhes, durante o reinado de Luís XIII, em meados do século XVII. Este modelo de livro, que Jacques Martin começou a publicar em torno das cidades e lugares por onde se desenrolavam as aventuras de Alix, não corresponde exactamente a uma história em quadradinhos, mas sim a um olhar histórico sobre um tempo e um lugar, com ilustrações que em tudo seguem a linha que associamos ao herói em questão. Neste caso, com Loïs, visitamos o Portugal de finais do século XVII e inícios do século XVIII (contemporâneo, portanto, da França de Luís XIV), visitando lugares como o Convento de Mafra, a Torre de Belém, o Convento de Cristo, o Paço da Ribeira...

Ler aqui o artigo completo.