sexta-feira, janeiro 29, 2010

Sundance 2010 (dia 9)

Passa hoje em Sundance um documentário que pode fazer história e que, revelado no momento em que se assinala o 65º aniversário da libertação de Auschwitz, mostra como ainda há narrativas por contar sobre o Holocausto. Assinado por Yael Hersonski, A Film Unfinished é, em primeiro lugar, um olhar sobre um outro filme. Um filme de propaganda rodado por nazis no gueto de Varsóvia. Um filme que, depois da guerra, foi encontrado inacabado e que se transformou numa fonte de imagens para historiadores. Uma bobina descoberta mais tarde revelou outras imagens, diferentes, mostrando outra face da realidade. O que A Film Unfinished mostra é não apenas a memória destas imagens mas também as reacções de sobreviventes do gueto e até mesmo um dos operadores de câmara que havia participado nesta produção.

Sundance vê hoje o filme argentino El Hombre Al Lado. Realizado por Mariano Cohn e Gastón Duprat, narra a história de um designer industrial de sucesso que vive com a família numa casa de visionária arquitectura. Um dia acorda com um ruído no ar… E descobre que, na casa ao lado, uma equipa de pedreiros está a abrir uma janela directamente em frente da sua casa… Protesta usando todos os argumentos, o vizinho na verdade mais não querendo que apenas um raio de luz…

Joel Schumacher dirige actores como Chance Crawford, Emma Roberts, Rory Culkin, Curtis ’50 Cent’ jackson e Keifer Sutherland em Twelve, filme que hoje passa pela primeira vez em Sundance. Baseado no romance homónimo de Nick McDonell é um olhar sobre vidas de uma classe priveligeiada no Upper East Side de Manhattan. Em concreto segue os passos de Mike, a quem são reconhecidas enormes potencialidades, mas que se afasta das aulas para vender marijuana aos seus amigos e colegas.