terça-feira, janeiro 26, 2010

Sundance 2010 (dia 6)

Tem hoje estreia mundial em Sundance o filme Oddsac, o “álbum visual” que o realizador Danny Perez criou sobre a música dos Animal Collective (na imagem). O realizador e o grupo trabalharam juntamente neste filme durante os três últimos anos, as imagens procurando assim um encontro com as características da música. Mais que uma narrativa, com argumentos e diálogo, Oddsac é uma sequência de quadros, imagens e figuras que seguem a evolução de uma visão que parte da música.

Passa também hoje em Sundance The Shock Doctrine, documentário de Michael Winterbottom e Mat Whitecross. Baseado no livro homónimo de naomi Klein, procura explicar uma visão pessoal sobre o capitalismo, partindo das ideias de Milton Friedman na Universidade de Chicago aos seus reflexos nos mais diversos países, do Reino Unido de Thatcher à Rússia de Boris Yeltsin. O filme junta imagens de Naomi Klein, tanto em entrevistas como durante palestras.

Na competição oficial passa hoje o filme boliviano Zona Sur, de Juan Carlos Valdivia. A "Zona Sur" não é mais que um bairro de classe alta na capital boliviana, a narrativa ganhando forma numa mansão onde uma matriarca “reina” sobre uma família e um porteiro, este de ascendência indígena. Com sinais de declínio pela frente, o filme é mais uma reflexão sobre a decadência em cenário aristocrata.