segunda-feira, janeiro 25, 2010

Sundance 2010 (dia 5)

Tem hoje estreia em Sundance, fora de competição, o filme The Extra Man. Assinado por Shari Springer Berman e Robert Pulcini, baseado num romance de Jonathan Ames e protagonizado por Paul Dano e Kevin Kline, conta a história de dois homens, em Nova Iorque. Um deles é um sonhador, que abandona o seu emprego e chega à cidade desejando tornar-se escritor. O outro, que lhe aluga um quarto em casa, é um dramaturgo algo excêntrico que é também um “extra man”, ou seja, acompanhante de viúvas ricas da alta sociedade.

Os anos 80 são o destino de Skateland, filme de Anthony Burns que hoje passa na competição de longas-metragens norte-americanas em Sundance. Sem grande orçamento, o filme é um conjunto de olhares e situações em volta de um antigo ringue de patinagem que vivera os dias de glória na era de ouro do disco sound. Contudo, em 1983, é um espaço decadente e cenário para memórias de um pequeno grupo de amigos em torno dos quais evolui uma narrativa que acrescenta subitamente à história um tempero de inesperada tragédia.

Jean-Michel Basquiat é a figura central de um documentário que hoje é exibido em Sundance pela primeira vez. A curta carreira do pintor foi um breve fenómeno no mundo das artes de Nova Iorque nos anos 70. Vendeu o seu primeiro quadro a Debbie Harry por 200 dólares e foi amigo de Andy Warhol. Com o sub-título The Radiant Child, o filme de Tamra Davis corre entre imagens de arquivo e olhares actuais, entre palavras de entrevistas (algumas com o próprio artista) e a observação de obras de Basquiat.