sábado, janeiro 23, 2010

Sundance 2010 (dia 3)

Uma das estreias de hoje na edição 2010 de Sundance representa, como o próprio programa do festival do festival sugere, o mais ambicioso alguma vez a chegar de Gronelândia, sendo também a primeira produção inuit local desde sempre. Nuumiioq é como uma pequena odisseia de alguém que parte de uma vida mundana e descobre um outro sentido na sua vida. Uma odisseia de um jovem que, confrontado com as eventuais consequências de uma doença, mas sem a revelar aos outros, embarca numa viagem de barco com um primo. A realização é assinada por Torben Bech e Otto Rosing.

Também em competição, Winter’s Bone, de Debra Granik (EUA, 2009) leva-nos a conhecer uma comunidade de montanha que vive segundo um código de conduta quase medieval que ninguém ousa contestar. Até ao dia que uma jovem não tem senão como por em causa o que conhece. Tudo acontece na sequência do desaparecimento do seu pai, fabricante de crystal meth. Baseado num romance de Daniel Woodrell, conta com interpretações de Jennifer Lawrence, John Hawkes e Sherryl Lee.

Fora de competição passa Jack Goes Boating, a estreia de Philip Seymour Hoffman na realização, num filme em que ele é também o protagonista. O filme, com acção na Nova Iorque dos nossos dias, é uma história do quotidiano, observando por um lado um casal que se conhece e aos poucos procura a coragem para avançar para um mais sólido relacionamento. Por outro, os amigos que os apresentaram lutam com questões não resolvidas num casamento difícil. O filme é a adaptação de uma peça de Robert Glaudini, que assina o argumento.