quarta-feira, janeiro 13, 2010

Ópera de Bernstein estreia em Lisboa

Tem hoje estreia em Lisboa, no Teatro Nacional São Carlos, uma das duas óperas assinadas por Leonard Bernstein. Apresentada pela primeira vez em 1952, é uma ópera em apenas um acto e toma como centro narrativo a conjugalidade, focando em concreto o espaço familiar de um casal que confronta a realidade do seu quotidiano com o suposto idílio da vida suburbana de classe média, na verdade um ideal americano dos anos 50. Musicalmente Trouble In Tahiti cruza vários terrenos e géneros, traduzindo uma linguagem aberta às formas e interesses do seu tempo que sempre caracterizou a obra de Bernstein. Na imagem, a capa de uma das mais célebres gravações da ópera, dirigida pelo peóprio Leonard Bernstein.

A ópera é apresentada num registo “double feature” com L’Occasione Fa Il Ladro, de Rossini, uma farsa igualmente em apenas um acto. Ambas são apresentadas no quadro do programa Jovens Intérpretes. A direcção musical é de Moritz Gnann e a encenação de André Heller-Lopes.

Trouble In Tahiti
Dinah
Luisa Francesconi
Sam João Merino
Trio João Oliveira, Marco Alves dos Santos e Ana Franco

L'Occasiona fa Il Ladro
Don Parmenione João Merino
Martino João Oliveira
Conte Alberto João Cipriano
Don Eusebio Marco Alves dos Santos
Berenice Raquel Alão
Ernestina Ana Franco

As duas óperas são apresentadas hoje e sexta às 20.00 e, domingo, às 16.00. Haverá ainda representações a 5 de Março, 27 de Abril e a 19, 21 e 23 de Maio. Bilhetes entre os 5 e 15 euros.