terça-feira, janeiro 19, 2010

Kate McGarrigle (1946-2010)

Foi, com a irmã Anne, metade das McGarrigle Sisters, um nome de referência na história da música folk, com carreira que remonta a 1975, ano em que editaram o seu primeiro álbum. Apesar da relevância da obra em duo com a irmã, a relação profissional com as demais vozes da família sempre representou espaço de protagonismo na obra de Kate McGarrigle. Essa relação familiar conheceu retrato maior no disco The McGarrigle Hour, de 1999 (que venceu um Juno Award). Kate era a mãe de Rufus e Martha Wainwright. De resto, Lisboa chegou a vê-la em palco no mais recente concerto do filho no Coliseu dos Recreios. Um dos grandes nomes da música popular canadiana do nosso tempo, Kate McGarrigle morreu ontem, em Montreal, com 63 anos, vítima de um cancro.


Imagens da apresentação de Prosephina, um inédito de Kate McGarrigle estreado no concerto de Natal de 2009 da família McGarrigle, Not So Silent Night, realizado a 9 de Dezembro último no Royal Albert Hall, em Londres.

Imagens e sons da sua carreira na música e em família podem ser consultados no site que Kate partilhava com a irmã Anne.