segunda-feira, janeiro 18, 2010

Gaudi a 17 euros e meio

É inevitavelmente um dos “pólos” turísticos de Barcelona e uma das mais “famosas” das construções desenhadas por Gaudi que encontramos no roteiro arquitectónico do modernismo na cidade. Em pleno (e muito central) Passeig de Gràcia, a Casa Batlló nasceu da reconversão de um edifício já existente, a fachada desde logo mostrando quão profunda foi a intervenção de Gaudi terminada em 1906. Estão abertos ao público o piso térreo, o primeiro andar (o único com salas visitáveis) que inclui um pátio, a escadaria (que dá acesso a um agradável bar no piso 2), o sótão e o terraço no topo do edifício… O bilhete de entrada é que sai um pouco caro, a 17 euros e meio por pessoa.

Imagens das chaminés no terraço da Casa Batlló. Há um total de quatro grupos de chaminés neste terraço, todas elas decoradas com cerâmicas (aplicadas aos fragmentos sobre as massas algo sinuosas que lhes servem de base).

Aspecto de um dos corredores no sótão do edifício. Os arcos surgem nas várias estruturas deste andar que acolhia sobretudo salas de serviço de apoio à lida da casa e zonas de arrecadação.