segunda-feira, dezembro 07, 2009

À espera de uma "luz verde"...

Os destinos do mundo estão em cima da mesa. Em Copenhaga, dois anos depois da conferência em Bali, procura-se atingir um entendimento global para pensar uma política ambiental à escala planetária. Faltam dois anos para atingir as metas lançadas pelo Protocolo de Quioto. Mas sem um entendimento entre todos, já que o planeta é só um (e portanto partilhado), não haverá nunca a luz verde que muitos aguardam para que as metas passem do papel aos factos.
São 192 os estados representados na COP 15, iniciais que traduzem um nome comprido: 15th Conference of The Parties to the United Nations Framework Convention on Climate Change… Barack Obama já deixou saber que estará presente, contudo na recta final do encontro.
Na berlinda estarão vários assuntos, um dos quais, certamente o mais problemático, apresentando um quadro que promove uma eventual redução da utilização de combustíveis fósseis (que teria como consequência uma menor emissão de dióxido de carbono para a atmosfera)… Acompanhemos então a evolução dos debates…