sexta-feira, dezembro 11, 2009

Duran Duran 2010: as reedições

2010 será um ano de intensa actividade editorial para os Duran Duran. Por um lado deve assinalar o lançamento de um novo disco, que têm estado a gravar na companhia de Mark Ronson. Por outro conta já com agenda carregada de reedições. Ao álbum So Red The Rose, dos Arcadia (versão CD duplo mais DVD), juntam-se agora as notícias de reedições, logo nos primeiros meses do ano, igualmente com conteúdos extra, dos álbuns Duran Duran e Seven and The Ragged Tiger, respectivamente de 1981 e 1983, ambos seguindo o modelo recentemente adoptado para a reedição de Rio.

O álbum de estreia dos Duran Duran surgirá uma edição de dois CD e um DVD. O CD1 inclui, além do alinhamento original do álbum, os lados B dos singles dele extraído (Late Bar, Khanada, Fame e Faster Than Light). O CD 2 junta as remisturas editadas em máxi-single de Planet Earth e Girls on Film e uma série de sessões inéditas de gravação de maquetes. Em concreto nos AIR Studios em Julho de 1980 (Girls On Film e Tel Aviv), Manchester Square em Dezembro de 1980 (Anyone Out There, Planet Earth, Friends Of Mine e Late Bar) e na Radio 1, em Junho de 1981 (Night Boat, Girls On Film, Anyone Out There e Like An Angel). O DVD inclui os telediscos de Planet Earth (2 versões), Careless Memories, Girls On Film (2 versões, a censurada e a nem por isso) e Nightboat, um pequeno documentário e actuações televisivas da época. Há ainda uma reedição em vinil, com um segundo disco (também a 33 rpm) com as remisturas de Planet Earth e Girls on Film. Como extra, apenas em edição digital, há uma gravação de um concerto no Hammersmith Odeon, em Dezembro de 1981 com os temas Anyone Out There, Planet Earth, To The Shore, Late Bar, Last Chance On The Stairway, Khanada, Night Boat, Sound Of Thunder, Faster Than Light, My Own Way, Careless Memories, Girls On Film e Planet Earth.

O album de 1983 é reeditado num format semelhante. O CD1 inclui o alinhamento original do disco. No CD2 surgem, além de Is There Something I Should Know?, os lados B ligados a esta etapa (Faith In This Colour, Sekret Oktober, Tiger Tiger – Ian Little Remix e Make Me Smile – Come Up and See Me), a versão single de The Reflex, as remisturas dos máxis da altura (Is There Something I Should Know?, Union Of The Snake, New Moon On Monday e The Reflex) e ainda temas gravados ao vivo no LA Forum em Fevereiro de 1984 (New Religion e The Reflex). O DVD inclui o programa televisivo As The Lights Go Down (nunca editado sequer em vídeo), nada mais que uma série de temas gravados ao vivo na digressão mundial de 1983/84, ao qual se juntam os telediscos de Union Of The Snake, New Moon On Monday (duas versões, uma delas com 17 minutos) e The Reflex e ainda actuações no Top Of The Pops. A reedição em vinil junta um disco extra com remisturas editadas originalmente em máxi-singles. E haverá uma edição digital, apenas áudio, com os temas ao vivo de As The Lights Go Down (Tiger Tiger, Is There Something I Should Know?, Hungry Like The Wolf, New Religion, Save A Prayer, Rio, The Seventh Stranger, The Chauffeur, Planet Earth, Careless Memories e Girls On Film).

Em jeito de comentário, se no álbum de 1981 a oferta é vitaminada e cheia de novidades, já na reedição de Seven and The Ragged Tiger perde-se uma oportunidade para revelar maquetes de temas, ou apenas ideias, que acabaram fora do alinhamento do disco final.