terça-feira, dezembro 15, 2009

70 anos depois

Foi a 15 de Dezembro de 1939, faz hoje precisamente 70 anos. Em Atlanta (onde decorre parte da acção do filme), E Tudo O Vento Levou teve a sua estreia no final de três dias de eventos festivos, que incluiu paradas temáticas e um desfile de limousines com as estrelas do elenco. As leis estaduais de então impediram os actores negros de estar presentes na sala, o que levou Clark Gable a ameaçar um boicote à estreia. A sua presença deveu-se a uma intervenção da própria Hattie McDaniel (que no filme interpreta o papel de Mammy.
O filme teve depois estreias em Los Angeles e Nova Iorque e, durante quase um ano esteve apenas disponível num reduzido número de salas, com bilhetes comprados antecipadamente por marcação. A sua exibição em circuito alargado só chegou em 1941, com o filme já transformado num sucesso monumental, e premiado com dez Oscares.
Baseado no romance homónimo de Margaret Mitchell publicado em 1936, o filme de Victor Flemming é um épico que evoca os dias da Guerra Civil norte-americana vistos na perspectiva de famílias do Sul.