quarta-feira, outubro 28, 2009

Francis Bacon nos filmes dos outros

Hoje que se assinalam os 100 anos do nascimento de Francis Bacon, vale a pena recordar também que, não sendo ele estranho à contemplação/revisão das imagens cinematográficas, alguns filmes apostaram em integrar algo da sua pintura.
Por uma vez, o cinema tentou lidar com o universo de Francis Bacon num registo mais ou menos biográfico. Aconteceu em 1998, no filme inglês Love Is the Devil, dirigido por John Maybury, com Derek Jacobi numa espantosa composição de Bacon, acentuando a sua convulsiva solidão. Infelizmente, nem mesmo o facto de a personagem de George Dyer ser interpretada por Daniel Craig (o actual James Bond) deu ao filme maior visibilidade, permanecendo como um título mais ou menos esquecido nos circuitos de DVD (entre nós, foi exibido na Semana dos Realizadores da edição de 1999 do Fantasporto).
Love Is the Devil filma a relação Bacon/Dyer como uma verdadeira máquina de produzir ilusões e fantasmas. Afinal de contas, a sua aproximação começa na proposta amorosa de Bacon, quando surpreende Dyer a assaltar a sua casa. Maybury encena a coexistência dos dois homens como uma tragédia suspensa que, por assim dizer, os quadros de Bacon vão superando, mais do que ilustrando.
A influência de Bacon no cinema está ainda presente num filme de Adrian Lyne, Jacob’s Ladder (1990), sobre as alucinações de um veterano da guerra do Vietname (chamou-se, entre nós, BZ – Viagem Alucinante, fazendo referência à sigla de uma droga alegadamente utilizada pelo Pentágono em soldados americanos). Protagonizado por Tim Robbins, Jacob’s Ladder distingue-se por um magnífico trabalho visual que, para representar os pesadelos da personagem central, aplica efeitos de deformação dos corpos que evocam, explicitamente, quadros de Bacon.
Num caso como noutro, o cinema arrisca aproximar-se dessa fronteira figurativa que Bacon insistemente calcorreou: aí, onde o humano se contempla e, de algum modo, se prolonga na sua própria deformação — valendo a pena lembrar que na palavra deformação está contida a noção de forma.