A música para cinema começa a ganhar espaço de cada vez maior protagonismo na agenda de muitas orquestras e salas de espectáculo. Só nos EUA, durante este mês, seis concertos e uma grande digressão mostram como a oferta começa a responder ao que parece ser uma procura em crescimento. Hoje mesmo arranca no Honda Center, em Anheim, uma digressão de 58 datas (sempre por grandes salas), exclusivamente centrada na música de Star Wars. Com o título Star Wars In Concert, a digressão junta à orquestra e coro (dirigidos por Dirk Brossé) um grande ecrã onde são projectadas imagens dos seis filmes da saga. No foyer de cada sala que acolhe a digressão serão expostos gadgets e objectos ligados à saga. No palco, como apresentador/narrador, estará Anthony Daniels, o actor que desde o primeiro filme Star Wars dá voz a C3P0.
Mas nem só da música que John Williams compôs para Star Wars vive a oferta de música para cinema em salas de concerto este mês nos EUA. Dia 9 o Radio City Music Hall, em Nova Iorque, apresenta a música de A Irmandade do Anel (parte 1 de O Senhor dos Anéis), de Howard Shore, com projecção do filme em simultâneo. A 29 e 31 de Outubro, a Seattle Symphony apresenta proposta semelhante com a música que Bernard Hermann criou para o Psycho de Hitchcock.
Los Angeles acolhe por sua vez uma multidão de ofertas. Dias 16 e 18 John Williams dirige a LA Philarmonic com um programa de música para cinema de sua autoria. Dia 20 John Mauceri apresenta música de filmes da Disney no Walt Disney Concert Hall. A 24 de Outubro, a Golden State Pops Orchestra apresenta um programa com músicas das várias fases da saga televisiva (com pontual passagem pelo grande ecrã) Battlestar Galactica. E no dia 25 Ennio Morricone dirige música sua no Hollywood Bowl.