
Roberto Castón apresenta, pelas 22.00 (Sala 1) o filme Ander (na imagem), a primeira longa-metragem de temática abertamente gay produzida no País Basco. O filme apresenta-nos um momento decisivo na vida de um quarentão que divide o tempo entre o trabalho numa fábrica e a manutenção de uma quinta e que, após um acidente, se vê confrontado com a presença de um emigrante peruano que o fará confrontar-se com a sua própria identidade.
Monika Treut traz consigo Ghosted, em exibição na Sala 3, pelas 21.30 na Sala 3, a intrigante história de uma relação amorosa que cruza duas culturas. Entre Hamburgo e Taipei, a história de uma artista que vive um momento de profundo desequilíbri emocional depois da morte da sua amante.
Estará ainda hoje presente no São Jorge a realizadora portuguesa Margarida Baptista, que assina o documentário Transformismo no Feminino: Betty Santos. O filme é exibido na Sala 3, às 19.15. O filme, como o título indica, apresenta a figura da transformista portuguesa Betty Santos, entre olhares pelo palco e pela sua vida privada.
O sueco David Färdmar, por sua vez, apresenta a sua curta My Name Is Love (Sala 3, 17.15), a história de um encontro entre dois jovens numa noite de Verão que rapidamente se transforma numa ligação perigosa.
Pelas 19.00 abre o Espaço Lounge - Espaço da Memória, com uma evocação de Francis Bacon e a inauguração da exposição Shocking Pinks.
Informação completa sobre todas as sessões do dia de hoje aqui, no link ‘Calendário das Sessões'.
Queer Pop - hoje o Programa 1
.