quarta-feira, setembro 09, 2009

Hoje é dia... Beatles

Nove do nove de dois mil e nove. A data promete ficar na história da música dos Beatles com aquela que é a mais expressiva das “edições em massa” de música do grupo depois do anuncio da sua separação em 1970 (as anteriores sendo a edição das compilações vermelha e azul em 1973, o lançamento das edições originais dos CDs em 1987 e a série Anthology nos anos 90 entre discos, documentário e livro). Chegam hoje ao mercado os 12 álbuns da obra dos Beatles aos quais se junta a banda sonora de Yellow Submarine e a antologia Past Masters, agora reunida numa edição conjunta. Os discos apresentam-se com o som remasterizado, resultado do trabalho de uma equipa de técnicos dos estúdios Abbey Road durante mais de quatro anos. Foi um trabalho moroso e dedicado, que chega 22 anos depois das transferências originais para CD, feitas com a tecnologia disponível na época. Cada disco traz consigo um curto documentário sobre o álbum em questão. Além dos discos avulso é editada uma caixa que recolhe os 14 títulos, juntando um DVD com todos os documentários. Há também uma caixa em mono, essencialmente destinada a coleccionadores.

A outra grande novidade desta edição é o lançamento do jogo Beatles: Rock Band, um projecto directamente coordenado por Dahni Harrison, filho de George. É, como os demais jogos da série, um desafio que convida à simulação da performance das canções. A novidade é o facto destas canções serem dos Beatles. 45 no total, abarcando todas as etapas da obra do grupo, apresentadas com representações gráficas que não evocam apenas os fab four mas também alguns locais históricos como o The Cavern em Liverpool, o Shea Stadium em Nova Iorque, os estúdios de televisão onde em 1964 era apresentado o programa de Ed Sullivan ou o telhado da sede da Apple em Londres onde, a 30 de Janeiro de 1969 deram o seu último “concerto”…
Entretanto, em entrevista ao NME, Paul McCartney confirmou a sua vontade em ver a música dos Beatles disponível para venda por donwload. E critica a editora pelos atrasos neste processo.