terça-feira, agosto 04, 2009

"Harvey", agora por Spielberg

Harvey é uma referência fortíssima na cultura popular made in USA. A história do normalíssimo cidadão (Elwood P. Dowd) que insiste em proclamar que tem um amigo imaginário com forma de coelho gigante (Harvey) começou por ser uma peça de Mary Chase, distinguida com o Prémio Pulitzer de Teatro, em 1945; depois, em 1950, transformou-se num filme [cartaz], dirigido por Henry Koster e dos mais populares da carreira de James Stewart.
Cronista, por excelência, do imaginário americano, Steven Spielberg prepara-se para dirigir uma sequela de Harvey, numa coprodução entre o seu estúdio, DreamWorks, e a 20th Century Fox; o argumento terá assinatura do escritor Jonathan Tropper (How to Talk to a Widower), que se estreia no cinema.
A notícia surpreendeu, quanto mais não seja porque Spielberg está envolvido, com Peter Jackson, numa trilogia de Tintin — com a primeira parte, The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, a ser lançada em 2011; além disso, também para 2011, tem em andamento a pré-produção de Lincoln, com Liam Neeson no papel de Abraham Lincoln. O certo é que o calendário desses projectos lhe permitiu programar este remake de Harvey: de acordo com as previsões, o filme poderá estar nas salas no final de 2010. Ainda não se sabe quem irá interpretar Elwood P. Dowd.