quinta-feira, julho 16, 2009

Lua 1969: A largada

16 de Junho de 1969… Aos três minutos do zero a contagem automática dava luz verde para a partida. Havia ainda uma janela de segurança para um eventual abortar da missão. Mas com todos os sistemas a responder conforme esperado, o foguetão Saturno V levantava da rampa de lançamento, na Florida, às 9.32 locais. A missão Apollo XI ia a caminho de completar o desafio lançado oito anos antes. A bordo, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins iam a caminho… O mundo inteiro, frente aos ecrãs de televisão, acompanhou o lançamento. No solo, nas instalações que a Nasa preparou para receber convidados e comunicação social, estavam mais de metade dos representantes dos EUA no Capitólio e perto de 3000 jornalistas de 56 países. Foi assim…



Com os três astronautas nas cadeiras do módulo de comando (no topo do foguetão Saturno V), o módulo lunar logo abaixo e um volume impressionante de combustível nos andares inferiores, a missão estava prestes a levantar…
A contagem decrescente tinha começado 28 horas antes. Os astronautas foram acordados às 4.15 da manhã. Ao pequeno almoço comeram um bife, ovos mexidos, tostas, um sumo de laranja e café. Às 5.35 começaram a vestir os fatos espaciais. Às 6.27 sairam das instalações e, numa carrinha com ar condicionado, seguiram para o elevador que os levou ao topo do foguetão. Eram 6.54 quando Neil Armstrong tomou o seu lugar na cadeira mais à esquerda. Collins logo depois sentou-se na da direita. Aldrin entrou em último, ficando ao centro. Às 9.27 o braço de acesso da estrutura de suporte ao fuguetão foi retirado… Cinco minutos depois, a largada aconteceu como o vídeo a recorda.
Às 12.22, quase três horas depois da largada, e já com o primeiro e segundo andares do foguetão libertos, a Apollo 11 interrompe a meio a segunda órbita terrestre e parte rumo à Lua.