Foi ao fim do dia que Neil Armstrong desceu as escadas do Módulo Lunar. Activou a pequena câmara que então revelou as imagens que as televisões puderam mostrar. Desceu o último degrau. Foi o primeiro ser humano a pisar um outro mundo. E pela sua voz dizia a frase mais célebre da era espacial: "É um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade"... Faz hoje 40 anos.
As imagens mostram o momento da chegada de Neil Armstrong a solo lunar. Eram quase 23.00 quando Armstrong finalmente desceu para a superfície da Lua, Buzz Aldrin juntando-se a si 15 minutos depois. Na verdade estavam já sobre a Lua, todavia dentro do Módulo Lunar, há já algumas horas.
De manhã, bem cedo, Aldrin foi o primeiro a sair do Módulo de Comando, activando a energia do Módulo Lunarl. Armstrong juntou-se a ele uma hora depois, iniciando a verificação dos sistemas. Horas depois separavam-se do Módulo de Comando, no qual Michael Collins permaneceu em órbita.
Os minutos finais da descida sonbre a Lua não foram fáceis. Já perto do solo repararam estar a seis quilómetros do local inicialmente previsto, dirigindo-se para uma cratera. Armstrong tomou os comandos manuais do Módulo Lunar e, numa luta contra o tempo (e as reservas de combustível a terminar), alunou em segurança.
.
Armstrong foi o primeiro a sair. Aldrin passou-lhe para as mãos uma máquina fotográfica Hasselbrad antes se abandonar o Módulo Lunar. As fotografias com boa resolução do passeio lunar da Apollo 11 só surgem então. Durante duas horas os astronautas permaneceram na superfície, tirando fotografias, colocando objectos para permitir a execução de experiências científicas e uma bandeira americana em pleno solo lunar. Depois de perdida a "primeira vez" para os soviéticos em anteriores conquistas na era espacial (o primeiro satélite, o primeiro ser humano no espaço e o primeiro cosmonauta em voo no vazio), os astronautas da Nasa davam uma vitória à Nasa.
Este outro vídeo apresenta um resumo de imagens da missão Apollo 11, desde a partida do foguetão ao regresso da cápsula à Terra, incluindo excertos de instantes no solo lunar. Note-se a presença da voz de Walter Cronkite, pivot que acompanhou a histórica emissão televisiva da CBS, nos EUA.