quinta-feira, março 26, 2009

O mundo, segundo Joni Mitchell

É agora editado entre nós o DVD The Fiddle and the Drum, o respectáculo de dança com canções de Joni Mitchell que precedeu o lançamento do seu mais recente álbum de originais. Em palco vemos a Alberta Ballet Company, numa coreografia de Jean Grand-Maître, que explora, com mote nas canções, reflexões que partem do mundo em que vivemos, do ponto de vista do desequilibrado historial de relações entre o homem e o ambiente. São preocupações que encontramos desde muito cedo na obra de Joni Mitchell, que aqui ganham corpo, movimento e espaço, num espectáculo que junta alguns clássicos e três canções inéditas (entretanto gravadas em Shine).
The Fiddle and the Drum não se esgota contudo nesta lógica “verde”, abrindo também espaço a quadros motivados pela guerra, de resto o tema central de uma exposição de pintura que a cantora estava a preparar quando Jean Grand-Maître a procurou para a desafiar para esta colaboração.
O DVD inclui uma interessante colecção de extras, desde uma explicação sobre a criação conjunta entre o coreógrafo e a cantora a entrevistas com alguns bailarinos e o realizador deste filme. Juntam-se ainda galerias com imagens de alguns dos elementos cénicos usados em palco.