Mesmo quando deriva para a fábula, o universo de Roberto Benigni tem as suas raízes no burlesco do cinema italiano — este texto foi publicado no Diário de Notícias (7 de Fevereiro).
Sem dúvida um dos títulos mais esquecidos do italiano Roberto Benigni (na sua tripla qualidade de argumentista/realizador/actor), este Johnny Palito/Johnny Stecchino (1991) ilustra exemplarmente a sua capacidade de abordar os géneros mais tradicionais (o filme de gangsters, desta vez), transfigurando-os num registo de paródia que nunca exclui uma dimensão de magoado romantismo, quase sempre através das personagens interpretadas por Nicoletta Braschi. É um bom exemplo de persistência da tradição mais nobre da comédia italiana. Edição sem extras; transcrição de qualidade limitada, escurecendo um pouco as cores originais.
Sem dúvida um dos títulos mais esquecidos do italiano Roberto Benigni (na sua tripla qualidade de argumentista/realizador/actor), este Johnny Palito/Johnny Stecchino (1991) ilustra exemplarmente a sua capacidade de abordar os géneros mais tradicionais (o filme de gangsters, desta vez), transfigurando-os num registo de paródia que nunca exclui uma dimensão de magoado romantismo, quase sempre através das personagens interpretadas por Nicoletta Braschi. É um bom exemplo de persistência da tradição mais nobre da comédia italiana. Edição sem extras; transcrição de qualidade limitada, escurecendo um pouco as cores originais.