segunda-feira, janeiro 12, 2009

Um lugar ao Sol

Voltamos a subir ao andar superior da Casa Branca, para descansar um pouco no solário ali instalado onde outrora havia um terraço. William Raft foi o primeiro a edificar uma estrutura no terraço, directamente sobre a Sala Amarela, criando uma tenda para dormir nas noites de maior calor. Em 1927, quando o andar é ampliado, Grace Coolidge criou uma estrutura maior, para repouso da família presidencial. A remodelação de Harry Truman, de 1952, define a sala como a conhecemos hoje, juntando-lhe uma kitchnette junto à porta que abre para um pequeno corredor que dá para um outro, que corre longitudinalmente o andar.

O solário, e o terraço adjacente, sempre foram espaço muito usado em dias de descanso de presidentes e suas famílias. Ali são por vezes servidos almoços volantes nos dias de festa em pleno Verão. Eisenhower gostava de ali fazer grelhados...

Foi nesta sala que Nixon revelou a sua demissão aos seus familiares, em 1974. Nos anos 90 foi uma das salas preferidas dos Clintons, que frequentemente aqui faziam refeições em família ou para serões de jogos. Nos dias de Eisenhower era ali que a sua mulher reunia o seu clube de bridge.