Respondendo a alguns pedidos, regressamos à Casa Branca, para visitar alguns locais que acabaram fora da visita que fizemos antes da tomada de posse do novo presidente. Assim, esta semana vamos andar por alguns espaços da chamada “West Wing”, a ala executiva. É aqui que trabalha o presidente e o seu staff mais próximo. A estrutura tem três andares. O piso intermédio, ao nível do solo para quem chega da resitência, é o que alberga o escritório do presidente (a Sala Oval), assim como as mais importantes salas de reunião, gabinetes do chefe de pessoal e do vice presidente, assim como a zona da imprensa. No piso superior há escritórios e, no inferior, salas várias, da Situation Room a uma cantina.
A West Wing, como a conhecemos, data da remodelação levada a cabo por Franklin D. Roosevelt. A Sala Oval, criada em 1909 por William Taft (seguindo a sugestão da arquitectura das salas ovais no centro da fachada Sul da Residência), está instalada no local onde há muito mora desde 1929. Desde então muitas das alterações efectuadas foram melhoramentos de interiores. O mais revelavnte dos quais, talvez a transformação de uma piscina interior numa sala de imprensa.
Antes de construída a West Wing, o espaço que esta ocupa dava lugar a uma série de estufas (onde eram cultivados muitos dos vegetais usados na cozinha da Residência), assim como a estábulos. A consciência da falta de espaço para convidados e eventos na Residência, sentida ainda durante o século XIX, levou Theodore Roosevelt a criar uma sla executiva (precisamente a West Wing) em 1902.