E ninguém questiona a “notícia”? Bom, a história é assim… Surgiu uma página no Twitter assinada como sendo de David Bowie. Pode ser. Mas pode não ser… E diz: “Cheers from a snowy Berlin! Working on some new material!”... Assinado a 5 de Janeiro. À uma e 36 da tarde... E mais nada. Nem antes, nem depois... A coisa chegou ao conhecimento de mais gente nos últimos dias... E a “notícia” espalhou-se pela Internet (e na imprensa digital portuguesa, então, fez furor). Diz-se que “Bowie está de volta!”, depois com mais ou menos observações sobre um regresso à cidade onde viveu e trabalhou em finais de 70...
Que tal, antes de “dar” notícias, fazer jornalismo? Questionar... Apurar factos... O site oficial de Bowie, com actualização quase diária de notícias, nem sequer fala do assunto. Nem dele vimos noticiário em sites habitualmente reconhecidos por terem boas fontes. Ou seja, antes de dar a coisa como “notícia”, tratemo-la antes como rumor... Um rumor interessante, sem dúvida. Que pode ser um facto. Mas que pode igualmente não o ser... Se o for, o rumor fará nascer uma das melhores notícias musicais de 2009. Se não for, caíram que nem uns patinhos os que acreditaram no que leram numa página na Internet, sem colocar em cena o firewall da dúvida. E não é da dúvida que nasce a razão?
Bowie está ausente desde que interrompeu, por motivos de saúde, a Reality Tour em 2004. Gravou pontualmente algumas colaborações desde então, a mais recente com Scarlett Johansson. No cinema, a sua mais recente colaboração é um cameo em Bandslam, de Todd Graff, a estrear este ano. Do ano passado data August (na foto), de Austin Chick, filme no qual contracenou com Josh Hartnett e Rip Torn.