Tony Silva foi uma das personagens com que Herman José revolucionou o humor português e, mais especificamente, alguns conceitos do espectáculo televisivo. Foi há um quarto de século, primeiro em O Passeio dos Alegres, de Júlio Isidro, depois nesse programa histórico, entretanto transformado num verdadeiro clássico, que foi O Tal Canal.
A boa notícia é que O Tal Canal já está disponível em DVD, permitindo-nos com-preender que a viragem protagonizada por Herman e pela sua equipa passa por uma fundamental reconversão artística. Já não se trata de reproduzir os modelos herdados do teatro de revista (cuja frondosa herança não está em causa, como é óbvio), mas sim de criar novos dispositivos que integram — e perversamente decompõem — conceitos ligados ao próprio espaço televisivo.
Assim, desde a caricatura da vedeta popular que é Tony Silva até à crítica cruel dos telejornais (hoje mais actual do que nunca, hélas!), passando pela denúncia do novo paternalismo em relação às crianças, O Tal Canal é uma preciosidade. Para recordar, eis Herman e Lídia Franco no magnífico 'Momento Infantil' [qualidade da transcrição do som algo irregular], sem esquecer os delirantes anúncios a abrir e a fechar.