quarta-feira, setembro 17, 2008

E se o mundo inteiro votasse?

É uma ideia de três jovens islandeses. Como escolheria o mundo, se pudesse votar nas presidenciais americanas? Na explicação de princípios que acompanha a sondagem deixam claro que defendem que apenas os americanos devem votar no seu presidente. Naturalmente! Mas explicam que levantaram esta sondagem dado o facto do presidente americano ser talvez a figura mais poderosa do planeta. Como escolheria então o mundo?
Até ao momento votaram quase 42 mil pessoas, dos quais 85,3 por cento se manifestaram a favor de Barack Obama. Apenas 14,7% escolheriam McCain. Portugal é dos países com maior participação nesta sondagem (2931 votos esta manhã), 93,5% dos quais favoráveis a Obama. O candidato democrata vence em todos os países do mundo salvo na Namíbia (apensas com um voto, e para Mccain), Azerbaijão (situação idêntica) e Geórgia (2 contra 1). Quénia e Israel dão empates... Nos EUA, onde já votaram mais de sete mil pessoas, curiosamente Obama soma 80,1 das intenções de voto... Um pouco diferente das sondagens oficiais, é certo. Os interessados podem votar e consultar os resultados aqui.

E, entretanto, na América real...
Continua tecnicamente empatada a intenção de voto nas presidenciais norte-americanas. Segundo a mais recente sondagem da Gallup, apenas um ponto separa agora os dois candidatos, com ligeira vantagem de John McCain.

Barack Obama: 46%
John McCain: 47%