sexta-feira, setembro 26, 2008

Um pequeno grande filme da Quercus

Espantoso spot sobre o aquecimento global: é uma produção da Quercus, sob o lema "Se nós desistirmos, eles desistem" — entenda-se: "nós" os seres humanos, "eles" os animais. Assim, num animação que conserva uma perturbante intensidade realista, são-nos apresentados três animais que, face à desolação da paisagem, cometem suicídio. É um exercício brilhante, directo e pedagógico, que remete, afinal, para um atitude eminentemente política face à degradação do meio ambiente — vale a pena ver.



Nas margens do spot, importa voltar a reconhecer um fenómeno igualmente perturbante: a inteligência atrai a frivolidade moral e, pior do que isso, a ignorância estética. Assim, porventura inevitavelmente, podemos perceber pelos meios de comunicação que já apareceram as vozes alarmistas — e como é que as crianças vão interpretar uma "coisa" tão complexa? É espantoso, de facto: não só se desresponsabilizam automaticamente os adultos que estão com as crianças, como se renova todo um dramatismo "profilático", enquanto se passam os dias com as nossas crianças a serem injectadas com Morangos com Açúcar e muitas outras formas de lixo cultural e... ninguém diz nada.
Entretanto, uma rápida viagem pelo "debate" na Internet permite também perceber que há muito boa gente preocupada com a "inverosimilhança" da mensagem — os animais não se suicidam. Ainda mais espantoso: de repente, como se estivéssemos em pura reality TV, a ficção está "obrigada" a viver de um naturalismo imediatista e pornográfico. Será que o Pinóquio é uma banalidade porque os narizes das pessoas não crescem assim? E o pobre do Kafka, o que que é ele estava a pensar quando escreveu a Metamorfose? Um homem transformado em insecto? Julgam que nos deixamos enganar? Isto para não falar, claro, desse filme sem nexo que é Encontros Imediatos do Terceiro Grau. Não sabiam? Ainda hoje o pobre do Spielberg não conseguiu provar que aqueles extraterrestres vieram visitar o nosso planeta... Francamente, ponham na ordem os contadores de histórias!