domingo, agosto 31, 2008

O combate dos chefes

"The Loneliest Job In The World"
George Tames, 1961


A 4 de Novembro os norte-americanos vão escolher o sucessor de George W Bush na Casa Branca. A eleição é claramente um dos acontecimentos do ano e entra agora na verdadeira contagem decrescente. Depois da convenção democrata, chega agora a republicana. Obama e McCain são os dois principais rostos de uma das mais disputadas e mediatizadas eleições de sempre. O Sound + Vision vai aproveitar as semanas de contagem decrescente para aqui recordar histórias, figuras e imagens das eleições americanas desde aquela que, em 1960, elegeu John F Kennedy. Regularmente aqui apresentaremos também as mais recentes sondagens (nacionais e para o Colégio Eleitoral)... Como aperitivo para a história, fica a imagem histórica de Kennedy na Casa Branca, publicada pelo New York Times em 1961.
.


Última sondagem nacional (Gallup, 31 de Agosto):
Barack Obama: 48%
John McCain: 42%

Os valores reflectem já os efeitos do discurso de aceitação de Obama, mas também a escolha de Sarah Palin para vice de McCain. Resta ver se, esta semana, a convenção republicana consegue alterar esta tendência.

Segundo o site Real Clean Politics, a soma de sondagens por estado dá, neste momento, vitória nacional a Barack Obama com 273 grandes eleitores no Colégio Eleitoral contra 265 de John McCain. Recorde-se que a eleição presidencial nos EUA não resulta do total nacional de votos, mas sim de um Colégio Eleitoral que representa os estados. Cada estado elege um número de grandes eleitores, reflectindo este número a sua população. A Califórnia é o estado com maior número de eleitores no Colégio Eleitoral, somando um total de 55. Segue-se o Texas, com 34 e Nova Iorque, com 31. Em 48 dos estados o vencedor recolhe todos os seus grandes eleitores. Ou seja, o “perdedor” fica a zero.