Embora com atraso (... de 48 horas), creio que vale a pena lembrar aqui o fantástico concerto que, na terça-feira, dia 15, teve lugar no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian: o baixo holandês Robert Holl [foto em cima] proporcionou a uma audiência entusiasmada, mas infelizmente escassa (estaria pouco mais de meia casa), uma prodigiosa revisitação da dificílima, e dificilmente tensa e contraditória, Suite sobre versos de Michelangelo Buonarroti, de Dmitri Chostakovitch, isto depois de uma primeira parte em que, com uma precisão tecida de muitas emoções, revisitou esse sublime exemplo da canção germânica que é Dichterliebe, de Robert Schumann. E não foi, por certo, por mera obrigação formal que, nos agradecimentos, Holl se mostrou tão reconhecido a Oleg Maisenberg [foto aqui ao lado], pianista austríaco nascido em Odessa, na Ucrânia. Quer nos "falsos" paralelismos piano/canto de Schumann, quer nos contrastes agrestes da obra de Chostakovitch, Maisenberg mostrou-se um intérprete atento às mais subtis nuances das texturas musicais, impondo-se com o rigor e, apetece dizer, o distanciamento "neutral" de um verdadeiro mestre.
* Página da Wikipedia sobre Oleg Maisenberg.
* Página da Wikipedia sobre Oleg Maisenberg.