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Embora com atraso (... de 48 horas), creio que vale a pena lembrar aqui o fantástico
concerto que, na terça-feira, dia 15, teve lugar no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian: o baixo holandês Robert Holl [foto em cima] proporcionou a uma audiência entusiasmada, mas infelizmente escassa (estaria pouco mais de meia casa), uma prodigiosa revisitação da dificílima, e dificilmente tensa e contraditória,
Suite sobre versos de Michelangelo Buonarroti, de Dmitri
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Chostakovitch, isto depois de uma primeira parte em que, com uma precisão tecida de muitas emoções, revisitou esse sublime exemplo da canção germânica que é
Dichterliebe, de Robert Schumann. E não foi, por certo, por mera obrigação formal que, nos agradecimentos, Holl se mostrou tão reconhecido a Oleg Maisenberg [foto aqui ao lado], pianista austríaco nascido em Odessa, na Ucrânia. Quer nos "falsos" paralelismos piano/canto de Schumann, quer nos contrastes agrestes da obra de Chostakovitch, Maisenberg mostrou-se um intérprete atento às mais subtis nuances das texturas musicais, impondo-se com o rigor e, apetece dizer, o distanciamento "neutral" de um verdadeiro mestre.
* Página da Wikipedia sobre Oleg Maisenberg.