Em cima, temos Jean-Paul Belmondo na cena final de À Bout de Souffle/O Acossado (1959), de Jean-Luc Godard, filme iniciático da Nova Vaga francesa, a par de Os 400 Golpes (1959), de François Truffaut. Em baixo, uma foto assinada por Raymond Cauchetier regista o momento da rodagem do plano de Belmondo, com Raoul Coutard à câmara e Godard do lado esquerdo do actor, de óculos escuros e gravata de pontas caídas. É uma das imagens propostas pela revista The New Yorker, a pretexto de um artigo de Richard Brody (edição de 7 de Abril), precisamente sobre a revolução cinematográfica gerada por Godard, Truffaut e os outros — a apresentação das imagens é acompanhada pelo som de uma entrevista com o próprio Brody (cerca de 15 m), evocando esses tempos heróicos, os seus filmes e realizadores.
sábado, abril 19, 2008
A Nova Vaga (re)vista da América
Em cima, temos Jean-Paul Belmondo na cena final de À Bout de Souffle/O Acossado (1959), de Jean-Luc Godard, filme iniciático da Nova Vaga francesa, a par de Os 400 Golpes (1959), de François Truffaut. Em baixo, uma foto assinada por Raymond Cauchetier regista o momento da rodagem do plano de Belmondo, com Raoul Coutard à câmara e Godard do lado esquerdo do actor, de óculos escuros e gravata de pontas caídas. É uma das imagens propostas pela revista The New Yorker, a pretexto de um artigo de Richard Brody (edição de 7 de Abril), precisamente sobre a revolução cinematográfica gerada por Godard, Truffaut e os outros — a apresentação das imagens é acompanhada pelo som de uma entrevista com o próprio Brody (cerca de 15 m), evocando esses tempos heróicos, os seus filmes e realizadores.