terça-feira, fevereiro 05, 2008

Política rock

Ano Madonna - 9
Rock the Vote, 1990

O envolvimento das personalidades do entertainment com o trabalho político (e da cena política) é, obviamente, um dado verificável nos mais diversos contextos, desde a lendária mobilização de Elvis Presley para a vida militar, em 1958, até à participação de muitos nomes de Hollywood na campanha presidencial americana de 2008.
Há, no entanto, uma diferença entre servir uma campanha, reproduzindo as suas mensagens, e estar do lado dessa mesma campanha sem abdicar de um discurso individual e individualista. Para ilustrar esta última hipótese, temos que encontrar as excepções — por exemplo, Madonna, em 1990, promovendo a importância do voto, ao serviço da organização Rock the Vote (entidade não lucrativa empenhada na defesa da liberdade de expressão, nomeadamente no domínio artístico).
Em pleno sucesso planetário de Vogue (do álbum I'm Breathless), usando alguns acordes da sua canção, Madonna juntava-se com dois dos seus bailarinos (Jose e Luis), servindo-se de uma enorme bandeira e um guarda-roupa de dimensão mais limitada para criar uma pequena obra-prima televisiva (faltavam 15 anos para haver YouTube...), com passagem também nas salas de cinema. Ou como a arte da ironia se pode combinar com a eficácia mediática. Não consta que o seu "rock the vote" tenha contribuído para o aumento das abstenções.