sexta-feira, fevereiro 01, 2008

As noites mais dançadas de 1981

Discografia Duran Duran – 5
‘Nite Romantics’ (EP), 1981


Editado apenas no Japão, o EP Nite Romantics encetou um hábito que os Duran Duran manteriam vivo na sua discografia até 1987, a compilação de remisturas originalmente lançadas nos máxi-singles, fechando a selecção de temas ao álbum mais recente. Assim foi em 1981, naturalmente com os temas do álbum de estreia Duran Duran como protagonistas. Com capa usando a linha gráfica que Malcolm Garrett (da Assorted Images) havia seguido em todos os lançamentos ligados ao álbum de estreia, Nite Romantics encerrava esse capítulo recolhendo as remisturas de Planet Earth e Girls on Film, juntando-lhes dois temas colhidos no lado B do máxi de Careless Memories: Khanada (um dos melhores lados B da discografia dos Duran Duran) e uma segura versão de Fame, original de David Bowie. Além de Nite Romantics, outros dois EPs de remisturas, um apenas para efeitos promocionais: With Compliments e Night Versions foram igualmente lançados contendo temas de 1981, mas sem o impacte do EP japonês.

With Compliments foi um EP lançado na Primavera de 1981 pela EMI. Usado para efeitos meramente promocionais, tendo essencialmente por objectivo o circuito dos DJs e das discotecas, apresentava a versão longa de Planet Earth e, na face B, as versões dos singles Planet Earth e Careless Memories. O EP teve edição portuguesa, igualmente apenas para efeitos promocionais. A capa é uma variação do grafismo do álbum de estreia.

Apenas lançado no mercado australiano, Night Versions serviu de suporte à primeira digressão local dos Duran Duran, em inícios de 1982. O EP é, na verdade, apenas um máxi-single com ambas as faces de igual peso, incluindo, uma delas Girls On Film, a outra, Planet Earth, ambas nas respectivas versões longas. Apesar de editado já em tempo de preparação de Rio, o grafismo e alinhamento mostram ligação ao álbum de estreia.