O título do filme, Encontros Imediatos do Terceiro Grau, decorre do terceiro grau de uma escala definida pelo “ovniologista” J. Allen Hynek (primeiro grau: avistamento; segundo: evidências físicas, terceiro: contacto). O acompanhar da narrativa soma uma série de acontecimentos que convergem, depois, para um encontro com uma nave mãe e, então, o contacto com os seus ocupantes, ou seja, o encontro de terceiro grau. Usando a tecnologia da época (modelos e técnicas clássicas de efeitos especiais), apostando numa banda sonora que toma considerável protagonismo (uma vez que se descobre um código musical de comunicação com os alienígenas), e um elenco onde o realizador reencontrava Richard Dreyfuss e acolhia a presença de um dos seus ídolos, François Truffaut, Encontros Imediatos do Terceiro Grau tornou-se paradigma de uma atitude positiva sobre uma eventual visita de seres de outros mundos. O sucesso do filme sublinhou o entusiasmo de multidões sobre a temática. Curioso o facto de, numa entrevista recente, Spielberg se mostrar hoje mais céptico que há 30 anos sobre uma eventual visita como a que o seu filme retrata. A assinalar os 30 anos da estreia, um DVD especial surge no mercado português, com três discos nos quais encontramos, além das versões original e “especial” do filme, um making of em três partes, um documentário sobre os 30 anos do filme e um outro sobre avistamento de ovnis. Para recordar, aqui fica o trailer original, de 1977.
sexta-feira, novembro 30, 2007
Eles andam aí...
Assinalam-se este mês os 30 anos da estreia do filme Encontros Imediatos do Terceiro Grau através do qual, e na sequência de Tubarão (1975), Steven Spielberg cimentou o o seu estatuto, então em clara afirmação. Contemporâneo de A Guerra das Estrelas e de um momento de retomada de fôlego do cinema de ficção científica, este filme não só era herdeiro de uma certa obsessão pelo avistamento de ovnis que fazia notícias, sobretudo nos EUA, desde os anos 50, como retomava, contra a norma das memórias de raptos e invasões das séries B de 50 e 60, um olhar diferente, não agressivo, não ansioso, pelos eventuais cenários de visita de extra-terrestres com antecedentes em filmes como The Day The Earth Stood Still, de Robert Wise (1951), The Man Who Fell To Earth (1976), de Nicholas Roeg, ou Starman,de John Carpenter (1984) e que o próprio Spielberg retomaria, cinco anos depois, em E.T. Um filão com reflexos, depois, em Cocoon, de Ron Howard (1985), O Abismo, de James Cameron (1989) ou Contacto, de Robert Zemeckis (1997), este nascido de um romance de Carl Sagan.