Delbert Mann faleceu aos 87 anos de idade. A sua filmografia, ágil e contrastada, do melodrama ao filme de guerra, reflecte a sua exemplar condição clássica de artesão. Se é verdade que os seus filmes não lhe conferem um lugar entre os mestres de Hollywood, não é menos verdade que ele possuía uma qualidade (artesanal, justamente) que importa sublinhar: a capacidade de fazer valer as qualidades dramáticas de um bom argumento.
Seja como for, Mann ocupa um lugar muito especial na história da produção americana, lugar esse que lhe é garantido pelo filme Marty (1955), escrito por um dos maiores argumentistas de Hollywood: Paddy Chayefsky (1923-1981). Nele se conta a história comovente do dono de um talho, no Bronx, Nova Iorque, que viveu toda a sua existência com a mãe. Contra a maioria das expectativas, Marty arrebatou os principais Oscars do respectivo ano de produção: melhor filme, melhor realizador, melhor actor (Ernest Borgnine) e melhor argumento (competindo, por exemplo, com Mister Roberts, de John Ford, e Piquenique, de Joshua Logan).
Seja como for, Mann ocupa um lugar muito especial na história da produção americana, lugar esse que lhe é garantido pelo filme Marty (1955), escrito por um dos maiores argumentistas de Hollywood: Paddy Chayefsky (1923-1981). Nele se conta a história comovente do dono de um talho, no Bronx, Nova Iorque, que viveu toda a sua existência com a mãe. Contra a maioria das expectativas, Marty arrebatou os principais Oscars do respectivo ano de produção: melhor filme, melhor realizador, melhor actor (Ernest Borgnine) e melhor argumento (competindo, por exemplo, com Mister Roberts, de John Ford, e Piquenique, de Joshua Logan).
O filme, de facto, acabaria por estabelecer um novo paradigma para o cinema americano e as suas formas narrativas: é um dos primeiros exemplos de integração de matrizes dramáticas vindas da televisão, em particular no "naturalismo" de ambientes e personagens — Mann era, aliás, um realizador formado na televisão, onde já assinara uma adaptação do argumento de Chayefsky, em 1953, com Rod Steiger no papel principal; o filme Marty foi o seu primeiro trabalho para cinema.