terça-feira, julho 31, 2007

Para redescobrir a ficção científica (5)

Depois de uma introdução, ao longo dos próximos dias aqui apresentaremos uma galeria de alguns dos escritores mais representativos do género.

Arthur C Clarke
(n. 1917)

Sobretudo reconhecido pelo argumento do histórico filme de Stanley Kubrick 2001: Odisseia no Espaço (que também adaptou ao formato de romance, editado no mesmo ano da estreia), Arthur C Clarke é um dos mais importantes e aplaudidos autores de literatura de ficção científica. Nascido em Minehead, em Minehead (Somerset, Reino Unido), a 16 de Dezembro de 1917, cumpriu parte do serviço militar na RAF como especialista em radares, somando então breves episódios de uma etapa ligada à investigação científica que dele fez ainda um dos principais contribuidores para a criação do satélite de comunicações. Foi também autor de curiosos ensaios de antecipação científica sobre a exploração do espaço nos anos 50, antes mesmo do lançamento das primeiras missões não tripuladas.
.
Antigo leitor de pulp magazines, começou a publicar ficção em 1946 na Astounding Science Fiction, o primeiro dos seus contos de referência, The Sentinel, escrito em 1951 para uma competição da BBC. Clarke mudou-se em 1956 para o Sri Lanka, onde ainda hoje reside, aí assinando a maior extensão dos títulos de uma obra que consagra uma visão positiva da presença humana no espaço e reflecte frequentemente sobre a eventual relação do homem com povos alienígenas ou as marcas das suas civilizações. Pioneiro de diversas temáticas depois vulgarizadas, Clarke foi dos primeiros a levantar o receio de impactes catastróficos de corpos na Terra (The Hammer Of God) ou a possibilidade de vida em Europa, satélite de Saturno (em 2061: A Terceira Odisseia). A dada altura dedicou atenção aos fenómenos paranormais, preocupações registadas na série televisiva dos anos 80 O Mundo Misterioso de Arthur C Clarke.
Apesar da notoriedade de 2001: Odisseia no Espaço (e da tetralogia de romances a que deu origem), o seu mais importante romance é Rendez-Vous Com Rama (a ilustração principal deste post corresponde a uma visualização artística da estrutura que encontramos no livro), porta de uma série que explora cenários de contacto com outras civilizações e suas tecnologias.
Arthur C Clarke continua a escrever e a publicar, mas apenas em colaboração com outros autores. O seu nome foi dado a um asteróide e a um prémio de literatura de ficção científica, cuja primeira ed ição teve lugar em 2005.


.
Alguns livros fundamentais
1952: Ilhas no Céu (Livros do Brasil, 1996)
1953. Childhood’s End (nunca traduzido)
1968: 2001: Odisseia no Espaço (Europa América, 1993)
1973: Rendez-Vous Com Rama (Europa América, 1993)
1986: Canções da Terra Distante (Europa América, 1986)