Pelo seu arrojo formal, com a encenação de Claus Guth a deslocar a acção para um ambiente fin de siècle, algures na Europa central; pela excelência dos seus intérpretes, com destaque para Ildebrando D'Arcangelo (Figaro), Anna Netrebko (Susanna) e Christine Schäfer (Cherubino); pela austera elegância da direcção musical de Nikolaus Harnoncourt, com a Filarmónica de Viena — por tudo isso, e tam-bém pela consistência global de um espectáculo de pura excelência artísti-ca, a encenação de As Bodas de Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, no Festival de Salzburgo de 2006, foi um acontecimento que marcou a paisagem internacional do canto lírico. Podemos agora desfrutá-la numa edição de três CDs, da Deutsche Grammophon, devi-damente acompanhado pelo libretto de Lorenzo Da Ponte e escla-recedoras notas de produção. Oportunidade, em particular, para apreciar a excelência da soprano russa Netrebko [foto], segura-mente uma dos mais fascinantes vozes afirmadas ao longo da década de 90.