quarta-feira, maio 09, 2007

Cinecittà faz 70 anos

1960, Marcello Mastroianni e Anita Ekberg — quando evocamos La Dolce Vita, cruzam-se as memórias de Federico Fellini, de um cinema italiano no seu apogeu pós-neo-realismo e também de uma produção europeia não menorizada perante as estratégias globais da indústria americana. E ressurge também um nome inevitável: Cinecittà.
Os grandes estúdios italianos, dos maiores de todo o continente europeu, estão a comemorar o seu 70º aniversário. Criada por Benito Mussolini (que presidiu à respectiva inauguração, a 28 de Abril de 1937), a Cinecittà — "Cidade do Cinema" — surgiu, antes do mais, como emanação de um sistema ditatorial que via no cinema um fundamental instrumento de propaganda. O certo é que a sua história está muito longe de se poder reduzir a um qualquer padrão ideológico, muito menos a um retrato meramente político. Afinal, por lá passaram os nomes lendários do classicismo italiano, incluindo, além de Fellini, Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica. É, sobretudo, entre 1955 e 1975 que a Cinecittà se impõe como lugar de referência de um cinema genuinamente popular, integrando artesãos tão talentosos como Luigi Comencini, Mario Monicelli ou Dino Risi. Também a partir da década de 50, Hollywood lá encontrou as condições técnicas e financeiras para superproduções como Ben-Hur (1958), de William Wyler.
A decadência dos estúdios aconteceu a par da perda de controlo, pelas empresas italianas, de muitos aspectos do mercado de distribuição/exibição e também da consolidação de uma televisão populista, de modelos cada vez mais formatados. Seja como for, em anos mais próximos, a Cinecittà tem tentado relançar a sua qualidade e quantidade de produção, atraindo para os seus espaços produções como Gangs de Nova Iorque (2002), de Martin Scorsese, ou A Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson. Entretanto, diversas iniciativas de carácter festivo ou institucional têm podido contar também com a sua chancela. Assim, por exemplo, em 2006, a Cinecittà patrocionou o novo certame, Festa Internazionale di Roma, e acolheu, em Outubro, o Forum Mundial sobre Estratégia e Financiamento do Cinema.
Na sexta-feira (11 Maio), realiza-se a festa de aniversário, com cerca de mil convidados de todo o mundo. O evento terá lugar nos cenários de Roma, a série anglo-americana rodada na Cinecittà.