quarta-feira, setembro 06, 2006

Arctic Monkeys vencem Mercury Prize

Sem surpresa, os Arctic Monkeys venceram, com Whatever People Say I Am That's What I'm Not, a edição deste ano do Mercury Prize, o mais importante prémio da indústria discográfica britânica. O álbum está longe (muito longe mesmo) de estar entre os melhores do ano, mas foi motor de feitos evidentes e produto de uma revolução de comportamentos que seria impossível não deixar de registar desta forma. Usando a Internet como base de lançamento da sua musica, os Arctic Monkeys impuseram o single I Bet You Look Good On The Dance Floor aos outros media ingleses, sem que estes o pudessem evitar. O entusiasmo que geraram online, oferecendo primeiras maquetes e versões ao vivo dos temas que iam gravando e apresentando nos meses que antecederam a edição dos discos, estabeleceram uma base de admiradores tal que, quando o single chegou ao mercado, foi número um logo na primeira semana. Rádios e televisões não tiveram outra hipótese que não a de dar continuidade a um fenómeno gerado na Internet, reforçado pela edição do álbum, que se transformou no disco com vendas mais rápidas da história da tabela de vendas inglesa. A forma como a Internet ganhou, com o fenómeno Arctic Monkeys, estatuto de protagonismo na divulgação musical é, de resto, um dos acontecimentos musicais de 2006, entretanto reforçado por semelhantes acontecimentos em torno dos Clap Your Hands Say Yeah e, mais recentemente, o número um na tabela de singles de Crazy, dos Gnarl Barkley, apenas devido a vendas por download.
O prémio para os Arctic Monkeys era já esperado por todos, suplantando os outros candidatos da short list, na qual encontrávamos discos de Isobel Campbell, Lou Rhodes, Scritti Politti, Editors, Guillemots, Thom Yorke, Richard Hawley, Hot Chip, Zoe Rahman e Swang. Há um ano, I’m A Bird Now, de Antony And The Johnsons, tinha foi mais inesperado vencedor deste importante troféu.

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