terça-feira, junho 06, 2006

O poder de uma T-shirt

Qual é o poder de uma T-shirt? A história de Daniel Johnston pode começar a ser contada através de um pedaço de pano estampado. Porquê? Porque nos MTV Awards de 1992 (e em diversas situações posteriores) Kurt Cobain entrou em cena envergando uma T-shirt com um dos mais míticos desenhos de Daniel Johnston, lançando imediatamente uma vaga de curiosidade sobre o seu autor. Na altura Johston tinha já trabalhado com Jad Fair e mesmo com os Sonic Youth, e surgido inclsuivamente num especial da MTV sobre a cena musical de Austin. Mas a sua discografia em CD mal havia começado a nascer, grande parte do seu “catálogo”, registado intensamente desde 1980, disponível apenas em cassetes de gravação caseira.
Hoje, ainda longe de ser uma presença popular, Daniel é uma figura de culto, citada como referência por nomes como David Bowie, Tom Waits, Beck ou os Flaming Lips. Atormentado pela doença mental desde muito jovem, assombrado por uma patologia que se projecta na sua obra (e lhe mereceu comparações, nunca absolutamente precisas e exageradas, com Brian Wilson), Daniel Johnston viveu difíceis dias nos anos 90, reduzindo a sua produção a uma mão cheia de discos. Nos anos mais recentes, sob medicação nova e estabilidade mais regular, tem gravado discos e, sobretudo, ganho maior visibilidade como desenhador, inúmeras obras suas expostas em galerias e museus (o Whitney, de Nova Iorque, expôs trabalhos seus já este ano).
2006 está a ser um ano positivo para Daniel Johnston. Depois de alguma instabilidade pessoal em 2005, completou a construção de uma primeira antologia representativa da sua obra nos anos 80 e inícios de 90 (Welcome To My World) e lançou um novo álbum de originais (Lost And Found). A visibilidade que tem ganho com o documentário The Devil And Daniel Johnston, de Jeff Feuerzeig, começa a fazer justiça a um autor longe de ser o génio por vezes apregoado numa imprensa com gosto pelo adjectivo superlativo, mas que tem uma obra de talento evidente e prersonalidade claramente demarcada.

MAIL