domingo, abril 16, 2006

Os fabulosos Rutles!

Cantam W.C. Fields Forever e I Am The Waitress. Em 1967 deram ao mundo Sgt. Rutters Only Darts Club Band, álbum que gravaram sob a influência de chá, que lhes fora apresentado por Bob Dylan, e que depois tentaram legalizar. Rodaram filmes como A Hard Day’s Rut, Ouch! Ou Tragical History Tour. E, depois da separação, uns abriram salões de cabeleireiro, enquanto outros deram conferências de imprensa sobre a paz no mundo dentro do chuveiro. O logótipo da empresa que abriram para gerir as suas finanças, a Rutle Corps, era uma banana. E o seu último concerto foi no Ché (de Che Guevara) Stadium em Nova Iorque, onde chegaram um dia antes, para poder sair antes do público aparecer… Estes são os Rutles, uma genial paródia de 1978 aos Beatles na linha nonsense à la Monty Python (ou não nascesse de uma ideia de Eric Idle), com canções criadas por Neil Innes, co-autor da ideia. Apesar da genialidade dos textos e situações encenadas, dos paralelismos e anedotas, as canções são o melhor do filme (finalmente editado em DVD entre nós), roubando harmonias, frases ou sonoridades aos Beatles, transformando-as depois em algo imediatamente reconhecível, mas… completamente diferente.

O filme é hilariante, com valor acrescentado para os conhecedores da história dos fab four. Não falta o escândalo de John (perdão, Ron), quando diz que os Rutles eram “bigger than god”, equívoco criado pela imprensa, já que o músico queria dizer que eram “bigger than Rod”, referindo-se, claro, a Rod Stewart. Nem se poupam olhares irónicos à má gestão da Rutle Corp, numa cena de entrevista à porta do edifício, do qual sai gente com material roubado de cinco em cinco segundos. O entrevistador, nesta cena, é George Harrisson (que produziu depois A Vida de Brian), um dos muitos nomes da música e cinema que aderiram ao projecto, entre os quais se contam ainda Mick Jagger, Paul Simon, Ron Wood, Bianca Jagger, Dan Aykroyd e Michael Palin.
O sucesso do filme fez dos Rutles uma banda a sério, com álbuns gravados e concertos, sob direcção de Neil Innes (cuja velha banda, The Bonzos, surgiu no clássico Magical Mystery Tour, dos Beatles).

MAIL