É unânime o reconhecimento de um evidente flirt com o mainstream por parte de David Bowie nos anos 80, do qual se saldou um álbum notável (Let’s Dance, de 1983), um mediano (Tonight, de 1984) e um medíocre (Never Let Me Down, de 1987). Let’s Dance surgiu em 1983 sob uma evidente vontade de reorientar rumos depois de quase 15 anos de ininterrupto protagonismo visionário sob a aclamação de melómanos e do grande público. Depois de uma súmula de ideias recentes no soberbo Scarry Monsters (1980) e de uma pausa nos dois anos que se seguiram (nos quais editou apenas singles, duetos e experimentou outras artes), Bowie recrutou o guitarrista dos Chic Nile Rogers para com ele criar um híbrido pop/rock com travo dançável (de notória afinidade disco) e com intenções de chegar mais longe que a mítica primeira experiência de contacto com certas dinâmicas rítmicas de escola negra que havia registado no álbum Young Americans, de 1975. Let’s Dance correspondeu em pleno ao que se desejava, tendo gerado três êxitos globais para Bowie com o tema-título, uma versão do seu China Girl (antes cantado por Iggy Pop) e o irresistível Modern Love. Seguiu-se a planetária Serious Moonlight Tour, que afirmou pela primeira vez Bowie como estrela pop mainstream global. Para fechar o bouquet, a editora norte-americana quis editar um quarto single do álbum. Escolheu Without You, faixa atípica do som do álbum, mais na linha do que os Roxy Music haviam feito na etapa Manifesto / Flesh And Blood, e que conta com a participação, no baixo, de Bernard Edwards (dos Chic). É uma bela canção, mas acabou ignorada depois de tão gigantes êxitos globais. No lado B servia-se uma versão de Criminal World, dos Metro. Para a capa, Keith Haring criou uma ilustração inédita. O single foi apenas editado nos EUA, Japão, Holanda e Espanha.
David Bowie “Without You” (EMI América, 1983)
Lado A: Without You (Bowie)
Lado B: Criminal World (Browne, Godwin, Lyons)
Produção: Nile Rogers
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