sábado, dezembro 03, 2005

Jocelyn Brando (1919-2005)

Na sua autobiografia, Songs My Mother Taught Me (Random House, 1994), Marlon Brando refere-se à sua irmã mais velha Jocelyn como aquela que, face às crises alcoólicas da mãe, se encarregava de todos os outros (incluindo o pai e a irmã do meio, Frannie). Diz ele: "Jocelyn era quem habitualmente dirigia a casa. Apesar de ser apenas alguns anos mais velha que Frannie e eu, ela tinha de assumir a responsabilidade de nos educar — por isso, tenho em relação a ela uma dívida de gratidão impossível de pagar."
Não fossem as convulsões familiares, incluindo o seu próprio período de dependência do álcool, provavelmente Jocelyn Brando teria tido uma carreira de actriz muito mais sonante que aquela que, apesar de tudo, cumpriu. Estreou-se em 1953, em China Venture, de Don Siegel, tendo no mesmo ano interpretado o seu papel mais conhecido (na foto): o de mulher de Glenn Ford, em The Big Heat/Corrupção, de Fritz Lang. Contracenou com o irmão em The Chase/Perseguição Impiedosa (1966), de Arthur Penn.
No último capítulo do seu livro (lançado no ano da morte de Frannie), Marlon Brando refere-se ternamente às irmãs, escrevendo: "As minhas irmãs e eu superámos as tempestades, ajudando-nos mutuamente." Jocelyn foi a companheira dos momentos finais de Marlon, estando à sua cabeceira a 1 de Julho de 2004, quando ele faleceu.
No passado dia 27 de Novembro, Jocelyn Brando morreu na sua casa, em Santa Monica, Califórnia, nove dias depois de ter completado 86 anos.

MAIL