segunda-feira, dezembro 12, 2005

Discos da semana: 12 de Dezembro

Neutral Milk Hotel “In An Aeroplane Over The Sea”
No final do ano o melhor disco que nos chega às mãos é… uma reedição. O disco passou despercebido a muitos quando foi originalmente editado em 1998 mas agora, depois da adesão global aos Arcade Fire, um dos sinais inspiradores do grupo canadiano merece segunda vida (de resto, no verso da capa surgem frases de entusiasmo de Bem Reed Parry dos Arcade Fire e de Bob Hardy dos Franz Ferdinand, manifestos admiradores deste álbum). In An Aeroplane Over The Sea foi, em 1998, o segundo álbum na obra dos Neutral Milk Hotel, um colectivo nascido do grupo de fundadores da Elephant 6 Records, uma pandilha com raiz em Ruston (LA, Estados Unidos), onde encontrávamos figuras como o singer/songwriter Jeff Mangum e os amigos e colegas Robert Schneider (que mais tarde formaria os Apples In Stereo e Marbles), William Cullen Hart e Bill Doss (ambos na origem dos Olívia Tremor Control, onde Jeff Mangum colaborou entre 1989 e 93). Depois de uma etapa acidentada entre bandas e novas cidades, Jeff Mangum encontrou casa em Nova Iorque onde recomeçou a gravar, inicialmente singles e cassetes sob o nome Neutral Milk Hotel. Em 1996 foi a Denver gravar, o álbum de estreia On Avey Island. E, um ano depois, regressou ao Colorado para registar este segundo monumento de som e intensidade de acontecimentos. In An Aeroplane Over The Sea traduz perfeitamente a designação fuzz folk que o grupo inventou para o seu som. Parte de raízes rurais, folksy, mas injecta na música choques de electricidade e distorção e uma megalomania sónica quase quixotesca que explicam o entusiasmo de quem a eles agora chega, por via dos Arcade Fire. Este é um álbum de assombro total, um acontecimento que não pode acabar esquecido na memória de 1998 e que esta reedição permite reecontrar. Um disco obrigatório (praticamente ignorado pela editora que o representa entre nós, para variar…).

Vários “Help! A Day In The Life”
Depois de um primeiro volume nos anos 90, o Segundo Help segue o mesmo princípio: boa vontade e boas canções por uma causa (novamente a War Child). Como no passado, o novo volume é feito de momentos melhores e outros nem por isso. Destacam-se soberbas versões de Happy Xmas, War Is Over, de Lennon, pore Antony e Boy George e I Heard It Through The Grapevine, de Marvin Gaye, pelos Kaiser Chiefs. E, espanto total, os chatinhos Keane mostram-se em forma a cantar Goodbye Yellow Brick Road de Elton John (mas estão tão perto do original, que assim se explica o bom momento)... Nota ainda bem positiva para as contribuições dos Hard-Fi, Bloc Party, The Magic Numbers e Radiohead. As outras passam, com boa vontade…

Vários “This Bird Has Flown”
O muito esperado tributo ao album Rubber Soul dos Beatles origina um dos melhores discos do género. A matéria prima é de excepção (mas também o tem sido em tantos outros tributos). A diferença aqui resulta do casting de bandas e do evidente empenho de cada uma em homenagear os Beatles. Há de tudo, das leituras mais canónicas de uns Low em Nowhere Man ou The Donnas em Drive My Car, às saudáveis ousadias de uns Fiery Furnaces em Norwegian Wood (This Bird Has Flown) ou um soberbo What Goes on por Sufjan Stevens.

Também esta semana: Jens Leckman, Madonna (Confessions On A Dance Floor – ed. Especial), Franz Ferdinand (single)

19 Dezembro: Ryan Adams, Beck (Guerolito), Elvis Presley (Sessões em Memphis em 1953/54 num single + DVD + livro)

Para 2006:
Janeiro: Strokes, Pop Dell’Arte, X-Wife, Cindy Kat, Heaven 17, Arctic Monkeys, Tiga, Richard Ashcroft Fevereiro: Pharell, GNR (tributo com bandas hip hop e r&B), Sparks, Pink Floyd (DVD), Belle & Sebastian, Ray Davies Março: Buzzcocks
Sem data: Outkast, Radiohead, Yeah Yeah Yeahs, Blur, Every Move A Picture, White Rose Movement, Camané (DVD), Madredeus (DVD), Amália Rodrigues (3CD antologia), Maria Teresa de Noronha (caixa), Tom Waits

As datas estão sujeitas a alterações. Nem todos os discos referidos têm edição nacional garantida pelas respectivas distribuidoras locais.


MAIL